05 maio 2015

O Lado B da Moda: processo de criação da estilista Fernanda Yamamoto

A estilista Fernanda Yamamoto abriu seu ateliê localizado no piso superior da loja na Vila Madalena para apresentar junto com sua equipe a coleção Outono-Inverno 2015 e contar sobre todo o processo de criação e confecção das peças piloto.

Conhecida por suas peças minimalistas, Fernanda Yamamoto mostrou a complexidade das suas criações e enfatizou que todo o processo é realizado de maneira artesanal e em equipe, se mostrou aberta às ideias e possibilidade no momento de colocar em prática o projeto que está no papel.

Durante a visita monitorada, a equipe da estilista demonstrou para os presentes o processo de feltragem usado em alguns dos looks, mostrou como são produzidos os vestidos “de quadradinhos” que rendeu o Premio Design Museu da Casa Brasileira na categoria Têxtil e contou sobre  a complexidade de confecção de algumas peças.

Porém, nenhuma das técnicas apresentadas durante a visita se mostrou tão complexa e demorada quanto a usada em um dos casacos da coleção. Com o aspecto rústico e cheio de sobreposições, o casaco demorou 5 dias para ter a peça piloto pronta, sendo que estou considerando apenas o processo de costura. Um casaco comum costuma ter até 15 partes para ser costurada, a peça criada por FY possui 52 partes rica nos detalhes e na complexidade de execução.

Embora não tenha apresentado coleção na temporada de Verão da SPFW, a estilista já adiantou que na próxima coleção está desenvolvendo  trabalho com rendeiras de renascença na Paraíba.

Para conhecer detalhes da coleção de Inverno 2015 e as fotos dos desfiles que teve como inspiração autoconhecimento é só clicar e continuar navegando pelo universo de Fernanda Yamamoto.

Fernanda YamamotoFernanda YamamotoFernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto Fernanda Yamamoto

5 comentários

  1. Lory em

    Menina ela arrasa nas peças. Eu não a conhecia mas achei o estilo bem legal!!!

    Responder
    1. Dani Madá em

      Ela é bem detalhista na hora de compor a coleção e criatividade é a chave das coleções dela.

      Responder
  2. Lory em

    Ela arrasou naa criações!

    Responder
  3. Nay Bianchi em

    Que legal Dani!
    Mto bom conhecer tudo de pertinho.
    E com tanta tecnologia, ver que as melhores ideias são ainda escritas no papel!
    Parabéns!

    Eu, Tu, Nós |
    Bjoos!

    Responder
    1. Dani Madá em

      Foi muito legal ver como funciona todo esse processo, Nay.
      Obrigada por sua visita.
      Beijos

      Responder

Deixe seu comentário